15 de nov. de 2014

Dia 15 - Maldonado, Uruguai

Acordamos bem descansados, apesar da tensão por causa das aranhas. O tempo estava ensolarado e agradável. Tomamos um café, pagamos a senhora que cuida do lugar, organizamos a moto e pegamos a estrada. As quinze quadras que antecedem à rodovia que leva para fora da cidade é de pura areia fofa de praia. A tensão para equilibrar a moto foi tamanha que depois fiquei até com cãibra. Logo estávamos na rodovia a caminho da fronteira.
Chuí é muito doida. É uma mistura dos dois países com gente de ambos os lados falando portuñol. Procuramos onde fazer a Carta Verde (seguro obrigatório para transitar com veículo pela América Latina. Porém um senhor nos informou que era feriado no Brasil e tudo estava fechado. Era 15 de novembro, dia da proclamação da república. Eu particularmente não sou de esquecer feriados mas desde que iniciamos a expedição perdemos por completo a noção de dia do mês e dia da semana. O mesmo senhor nos indicou um lugar a duas quadras onde faziam o documento. Quando chegamos lá obviamente estava fechado. Perguntei em uma oficina mecânica bem em frente o lugar se sabiam onde poderia estar aberto para fazermos o documento e nos indicaram um lugar 5 minutos de lá. Foi de fato naquele lugar que fizemos a Carta Verde. Atravessamos a fronteira e entramos no Uruguai já notando a diferença na qualidade das estradas, a paisagem e a sinalização bem melhor que a nossa.
Não abasteci a moto no Chuí pensando que haviam postos como no Brasil mas 120 quilômetros depois nada de posto. A moto só chegaria até 160 e eu já estava tenso de medo de ficar na estrada sem combustível logo no primeiro dia fora do Brasil. Para nossa sorte quando a moto estava no 150 apareceu um posto de gasolina no meio do nada. Enchi o tanque, enchi o galão reserva e continuamos viagem até Maldonado.
Em Maldonado busquei no GPS um lugar para camping mas no meio do percurso a Mel avistou outro camping. Foi exatamente neste que ficamos. Camping Punta Balena. Descarregamos a moto, montamos a barraca e de moto fomos até a vizinha Punta del Este turistar. O lugar é realmente um nível acima do habital latino-americano. Casas extremamente luxuosas, prédios maravilhosos e praias lindas, mas de água bem gelada. Os preços das coisas acompanham o nível. Pagamos 10 reais num hot-dog minúsculo sem sequer um catchup.
Visitamos a praia dos dedos na areia, a praia calma e voltamos ao camping. Na região não havia nenhum supermercado ou lugar equivalente para podermos comprar comida por isso tivemos que jantar num pub. Quando pegamos o menu quase fui rodar bolsinha na esquina para poder pagar o jantar. Escolhemos a opção mais barato do menu. Espagueti. E nos esbaldamos nos sentindo no direito de ter o luxo de experimentar uma cerveja uruguaia chamada Patrícia. Não estávamos com nenhuma grande liberdade econômica para isto mas sabíamos que a oportunidade era única.
Dormimos como bebês!








2 comentários:

  1. "Perguntaram de onde éramos e para onde íamos e nos trataram como seres inferiores. Perguntei se sabia sobre hospedagem e disseram que iam tentar num hotel lá perto. Nós os acompanhamos e quando chegamos todos no hotel foi uma zona sem tamanho. Todos decidiram ficar lá e havia uma senhora de idade na recepção. Ela se desdobrava para conseguir entender o português daquele povo (pois nenhum deles tentava falar sequer uma palavra em espanhol. Pelo contrário, falavam como se estivessem falando com o empregado de casa) e tinha que lidar com todos querendo ser atendidos antes do outro. Ela perguntou se eu estava com eles e antes mesmo de eu abrir a boca um deles respondeu alto: NÃO."
    É triste saber que existem pessoas com a índole desas que vocês cruzaram no Uruguai. É lamentável isso, se ali naquele momento existia alguém superior eram vocês, que são humildes, guerreiros e amigos. Pouco importa a cilindrada da moto e a carteira cheia de dinheiro, o que vale é o carácter e eles não tinham. Eu também tenho uma moto grande e uma intruder e vejo a diferença de tratamento quando estou como uma ou com outra, é triste isso. Parabéns vocês são guerreiros, estamos juntos. LUIZ SOROCABA MOTO GRUPO

    ResponderExcluir
  2. mano vocês são fodas e muito loko.....o role ta da hr pra caralho!!!! mas sacrifica ai um dia a mais em um local para dar uma planejada melhor na viagem para evitar os imprevistos....parabéns pelo role ta top

    ResponderExcluir